Utilizamos cookies próprios para melhorar os nossos serviços, através da análise dos seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização. Pode obter mais informações na nossa Política de Privacidade.Saiba mais
Aceito

Sistemas de Automação na Indústria Atual | Selmatron S.A.

 

BLOG

Voltar

Sistemas de Automação na Indústria Atual

Os sistemas de automação são utilizados na indústria de hoje para aumentar a produtividade e eficiência, bem como para otimizar operações. Falamos de soluções capazes de automatizar uma ampla variedade de tarefas e processos, desde os mais simples aos mais complexos, como controlo de processos, motion e sistemas de visão. Neste artigo, iremos abordar as principais características de um sistema de automação e os seus benefícios e aplicabilidade na indústria atual.

As vantagens

Utlizados numa grande variedade de indústrias, os sistemas de automação são investimentos realizados com o objetivo de melhorar o serviço prestado aos clientes, reduzir custos e aumentar tanto a produtividade, como a eficiência de processos. Mas os benefícios obtidos não ficam por aqui:

  • Otimização de recursos humanos. Utilizar sistemas de automação industrial garante uma otimização das tarefas atribuídas aos trabalhadores no funcionamento de uma fábrica. Por exemplo, em vez de diversas pessoas terem de realizar tarefas repetitivas nas linhas de montagem de produtos, estas mesmas pessoas passam a estar disponíveis para realizar tarefas de elevado valor acrescentado para o negócio.
  • Custos reduzidos. A automação permite a redução dos custos da sua fábrica, uma vez que, além de reduzir despesas com pessoal, garante aumentos de eficiência. Este tópico inclui custos diretos (materiais) e custos indiretos (ferramentas e manutenção).
  • Maior eficiência. Soluções de automação aumentam a eficiência industrial porque têm a capacidade de eliminar obstáculos nos processos de produção, permitindo-lhe produzir unidades a um ritmo muito superior.
  • Qualidade superior. A utilização de sistemas de automação industrial oferece um maior controlo de qualidade durante cada etapa do processo de produção, para que o produto final da sua empresa tenha uma qualidade superior, sem defeitos e erros de construção, de forma consistente.
  • Segurança superior. Ao eliminar tarefas manuais dos processos de produção, os sistemas de automação melhoram a segurança dos espaços de trabalho, tanto para colaboradores, como para clientes.
 
Imagem Funcionamento Sistemas Industriais Selmatron
 

As aplicações de sistemas de automação industrial

Os sistemas de automação industrial podem ser utilizados para controlar um largo número de processos diferentes e estão frequentemente ligados a outros elementos tecnológicos, tais como sensores ou computadores, permitindo a existência de respostas rápidas e eficientes por parte dos sistemas às mudanças que ocorrem nos espaços de trabalho.

Os sistemas em causa não se limitam a um tipo de indústria ou processo em particular e são habitualmente utilizados para ajudar fabricantes a produzir os seus produtos eficientemente, enquanto fornecem condições de segurança para os operadores em chão de fábrica. A Selmatron já projetou e construíu sistemas de automação para empresas em diversas indústrias - com o objetivo principal de automatizar as linhas de produção - das quais são exemplo:

  • Indústria de moldes;
  • Indústria automóvel;
  • Indústria corticeira;
  • Indústria eletrónica;
  • Indústria energética.

A indústria atual

Sistemas de automação industrial são máquinas utilizadas para melhorar processos produtivos, permitindo aumentos de produtividade, aumento da qualidade dos produtos, redução de custos e de erros. Este tipo de soluções também fornece um ambiente industrial mais consistente, ao eliminar erros humanos através da realização de tarefas repetitivas a um ritmo elevado.

A utilização ideal de um sistema de automação industrial parte de uma colaboração entre a inteligência humana e a tecnologia de ponta, beneficiando de um funcionamento baseado em software.

 

Sistemas de Automacao Imagem Selmatron

 

A utilização de software pode contribuir para o desenvolvimento e depuração de código antes mesmo da construção de um sistema. Ao ligar um controlador programável a um modelo digital de simulação 3D, é possível reduzir os riscos de investimento e melhorar o time to market. Os progressos mais recentes permitem que este tipo de simulação aconteça de forma imersiva, através da realidade virtual e da realidade aumentada.

Importa relembrar que os sistemas de automação também podem apresentar desafios que devemos procurar ultrapassar, sobretudo no momento da adoção de uma nova tecnologia para determinada aplicação.

Para resistir aos obstáculos e atingir uma escala ainda maior de utilização de sistemas industriais automatizados a nível global, a estratégia mais importante é procurar saber mais, ou seja, estar informado em relação ao potencial deste tipo de tecnologia e conhecer os benefícios que pode ter nos negócios.

Saiba como pode fazer parte da indústria atual.

CONTACTE-NOS

 

Referências:

Machine Design (2022). Rapid Automation Deployment Requires Cooperation. https://www.machinedesign.com/community/guest-commentary/article/21253490/keytronic-rapid-automation-deployment-requires-cooperation
Automation Insights (2022). Add Automation to Gain Safety and Control in Manufacturing. https://automation-insights.blog/2022/02/09/add-automation-to-gain-safety-control-in-manufacturing/
Control Engineering (2022). Systems integrators support end user self-service. https://www.controleng.com/articles/systems-integrators-support-end-user-self-service/
Control Engineering (2022). 15 pieces of automation advice from ROKLive 2022. https://www.controleng.com/articles/15-pieces-of-automation-advice-from-roklive-2022/

Plano de Recuperação e Resiliência | República Portuguesa | Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU