Utilizamos cookies próprios para melhorar os nossos serviços, através da análise dos seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização. Pode obter mais informações na nossa Política de Privacidade.Saiba mais
Aceito

Solução de montagem de sensores | Selmatron, S.A.

 

Casos de Estudo

Voltar

Solução de Montagem de Sensores

Automação industrial de pré-montagem de sensores

O presente projeto tecnológico envolveu todas as áreas de engenharia da Selmatron, de forma a conceber, desenvolver e comissionar um sistema automatizado para pré-montagem de sensores de incêndio, destinados à indústria de sistemas de segurança.

O briefing da equipa de engenharia resultou no projeto tecnológico que preconizou um sistema composto por uma solução de transporte em circuito fechado, em que a manipulação dos componentes é realizada por um sistema robotizado de 4 eixos, promovendo através de um sistema de vácuo, uma precisão de posicionamento de +/- 0,02 mm e uma velocidade de maninupalção dos componentes de +/- 3700 mm/s. Com estes indicadores de posicionamento e manipulação, é possível alcançar o tempo de ciclo estipulado.

A fixação dos componentes é assegurada por um sistema de aparafusamento pneumático, que garante a assemblagem do PCB ao produto, com valores de torque, enquadrados nos valores definidos.

A componente de software desenvolvida para este projecto, possui um "modo híbrido", que auxiliar os procedimentos de manutenção, permitindo que uma estação possa ser desabilitada e as restantes continuem o normal processo produtivo. Esta versatilidade promove a redução do número e tempo de paragens necessários para efeitos de manutenção dos equipamentos.

A infraestrutura da solução foi projectada, de forma a estar mecanicamente preparada, para a produção de dois produtos com processos de montagem distintos, sem impactar a disposição mecânica dos elementos.

 

Solução Tecnológica

  • Transporte de produto

Tapete de tela para transporte, reforçada com sistema de stoppers e indexação em palete, nas estações de trabalho.

  • Manipulação de componentes

Solução robotizada de 4 eixos, com sistema de vácuo, responsável pelo manuseamento e posicionamento de todos os componentes.

  • Fixação de componentes

Sistema de aparafusamento automático em duas posições.

 

Conclusão

Resultado de uma solução de alto rendimento, capacitada pela optimização de todos os sistemas integrados.

Com a automatização de processos, verificou-se a possibilidade de reduzir postos de trabalho, anteriormente afetos a processos manuais, que agora são automatizados.

A solução alcançou o cumprimento dos objectivos previamente delineados, alcançando uma optimização do processo produtivo, com a redução do tempo de ciclo em 40%, comparativamente ao sistem já existente.

A versatilidade da compomente mecânica da solução, capacita o sistema para a produção de dois produtos diferentes, sem implicar modificações no setup mecânico.