Utilizamos cookies próprios para melhorar os nossos serviços, através da análise dos seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização. Pode obter mais informações na nossa Política de Privacidade.Saiba mais
Aceito

Solução de Soldadura de Cabeçotes | Selmatron S.A.

 

Casos de Estudo

Voltar

Solução de Soldadura de Cabeçotes

Sistema industrial para soldadura e verificação de cabeçotes

 O presente projeto tecnológico incluiu toda a equipa técnica da Selmatron, alocando todo o know-how disponível na projeção, desenvolvimento e comissionamento de um sistema automatizado, preparado para realizar o processo de soldadura de cabeçotes e posterior verificação.

O briefing da equipa de engenharia resultou no projeto tecnológico caracterizado por um conjunto de sistemas automatizados e interligados entre si. A alimentação dos cabeçotes é assegurada por meio de um sistema de vibratório, que disponibiliza e posiciona o cabeçote na vertical. O sistema de manipulação de produto é composto por sistemas mecânicos que recolhem o cabeçote, analisam o seu posicionamento através de um sistema de visão baseado na componente física do cabeçote e colocam-no na posição ideal de trabalho. A mesa indexadora transporta o produto até à estação de trabalho seguinte, onde o sistema de soldadura inicia o processo de fixação de uma fita metálica em torno do cabeçote, por via de soldadura por ultrasons, introduzindo dois pontos de soldadura que se sobrepõem. 

Após o processo de soldadura, existe um sistema de visão de verificação, que valida a qualidade da soldadura com base nos padrões de aceitação definidos, permitindo avançar para a catalogação do cabeçote como produto OK ou NOK. Através de um sistema pick and place, o produto é acondicionado num blister de reserva, e transportado para a zona de recolha do operador. 

 

Solução Tecnológica

  • Sistema de alimentação

Alimentador vibratório para acondicionamento e posicionamento dos cabeçotes, com capacidade de trabalho para 4 referências, sem necessidade de alterar o setup.

  • Sistema de movimentação e manipulação

Sistemas mecânicos versáteis articulados em conjunto com mesa indexadora, responsável pelo posicionamento dos JIG's de trabalho, complementados com sistemas de visão para análise do posicionamento dos cabeçotes.

  • Soldadura

Sistema de soldadura por ultrasons com controlo de força a aplicar, garantido por um eixo elétrico. 

  • Validação

Solução de visão que assegura a verificação da soldadura da fita metálica.

 

Conclusão 

A implementação dos sistemas acima descritos traduziu-se num maior rendimento produtivo, assegurando o cumprimento dos requisitos inicialmente estipulados onde seria imperativo obter um tempo de ciclo inferior a 10 segundos para cada cabeçote e capaz de proporcionar um índice de OEE superior a 97%.

A versatilidade de toda a solução permite ao cliente ajustar o sistema a 4 referências de cabeçotes distintas, sem necessidade de grandes alterações no setup inicial.