Utilizamos cookies próprios para melhorar os nossos serviços, através da análise dos seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização. Pode obter mais informações na nossa Política de Privacidade.Saiba mais
Aceito

Máquina automática de ensaio final | Selmatron, S.A.

 

Casos de Estudo

Voltar

Equipamento de Ensaios Fim de Linha

Sistema de automação industrial integrada para garantia da qualidade do produto

Projeto tecnológico que englobou todas as áreas de engenharia da Selmatron, de forma a conceber, desenvolver e comissionar um sistema de automação integrada para ensaio de componentes, concebidos para aplicações da indústria automóvel.

O briefing da equipa de engenharia resultou no projeto tecnológico que preconizou um sistema segregado por 4 estações de operação, com tarefas distintas, interligados por um sistema de manipulação que recolhe o produto de um transportador e o coloca num JIG. Uma característica distinta e indispensável é a possibilidade de segregar, para um tapete de rejeição, o produto não conforme, conferindo ao equipamento as características necessárias para a garantia da qualidade da produção.

Devido ao requisito do tempo de ciclo ambicionado pelo processo ser exigente, a escolha do sistema de manipulação foi condicionada para garantir uma resposta célere e flexível de carga e descarga do produto.

A mesa de indexação garante o posicionamento preciso e capacita o equipamento para a utilização de JIG’s de troca rápida, para abrangência de novas referências.

 

Solução Tecnológica

  • Tapete Transportador

Tapete de tela com sistema passa/não passa e paragem controlada, de forma a garantir a correta alimentação de produto para o sistema.

  • Sistema de Manipulação

De forma a garantir os exigentes requisitos de tempo de ciclo, obtendo eficiências no tempo de carga e descarga, foi preconizado um robot compacto e flexível para manipulação dos componentes, através de sistema de vácuo. A mesa de indexação garante o posicionamento preciso e a capacidade de utilização de JIGs de troca rápida, os quais podem ser permutados sempre que se verifique a necessidade de produzir outra referência.

  • Posto 1

Sistema de alta voltagem com ferramenta de ensaio de troca rápida.O projeto tecnológico definido previu a segmentação do equipamento em estações de operação diferenciadas, sendo estas compostas por ferramentas de troca rápida.

  • Posto 2

Sistema de teste elétrico com ferramenta de ensaio de troca rápida. O projeto tecnológico definido previu a segmentação do equipamento em estações de operação diferenciadas, sendo estas compostas por ferramentas de troca rápida. Aliado à velocidade de troca, foi também projetada e concebida a potencialidade de incrementar o número de estações de teste, caso seja requerido em novos projetos de industrialização para o mesmo equipamento.

  • Posto 3

Sistema de marcação laser com cabine de proteção laser e extração de fumos. A gravação a laser pressupõe que haja uma cabine de proteção de acordo com os referenciais normativos em vigor, garantindo a segurança de operação para todos os intervenientes do processo. A mesma gravação produz resíduos os quais são aspirados por meio de um aspirador industrial com filtro apropriado.

  • Posto 4

Sistema de verificação da marcação laser por câmara de visão. Foi integrada uma câmara de visão com capacidade técnica para operar em ambientes escuros, de forma a garantir uma correta leitura da gravação, sem interferência da iluminação exterior.

  • Tapete de Rejeição

Tapete de tela dividido em três canais para separação por tipo de defeito. 

 

Conclusão

Equipamento construído com tecnologia cutting edge, adaptada às mais recentes necessidades despoletadas pela evolução tecnológica da Indústria 4.0.

A modularidade conferida aos projetos Selmatron oferece eficiência, não unicamente para a solução atual, como prevê necessidades futuras.

A solução preconizada garantiu os objetivos propostos com sucesso, incrementando valor ao processo, através da otimização do tempo de ciclo em 50%.

Devido à automatização de processos, verificou-se a possibilidade de reduzir 2 postos de trabalho, anteriormente afetos ao processo agora automatizado.

Um dos pontos de destaque deste projeto é a capacidade de inclusão de uma nova referência sem promover alterações mecânicas ao equipamento.