Utilizamos cookies próprios para melhorar os nossos serviços, através da análise dos seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização. Pode obter mais informações na nossa Política de Privacidade.Saiba mais
Aceito

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE VISÃO ARTIFICIAL para controlo de qualidade – um Desafio para pequenas, médias e grandes empresas

 

BLOG

Voltar

Integração de Sistemas de Visão artificial para Controlo de Qualidade

Em todo o mundo, diversas soluções automatizadas inspecionam milhões de produtos diariamente. Estamos a falar de milhares de produtos que simplesmente não poderiam ser fabricados sem a intervenção da visão artificial. Esta tecnologia desempenha uma parte crucial nas linhas de produção de alta velocidade, quer falemos do nível de enchimento de garrafas que se deslocam num transportador, da leitura de códigos manchados de óleo em peças de automóveis ou do posicionando de telas sensíveis ao toque em smartphones, com a precisão de microns.

 

Num ambiente industrial, estamos cientes que a ocorrência de defeitos e erros em peças e componentes podem afetar negativamente os processos finais, a eficiência da produção e a qualidade do produto. É por isso que é tão importante investir numa inspeção consistente e confiável de peças e componentes que possam ajudar os fabricantes a identificar possíveis problemas no início do processo de fabrico. O objetivo é minimizar a perda de produto e de tempo de produção, além de evitar custos desnecessários.

 

Sistemas de Visão

 

Objetos e ambientes desafiantes


As aplicações de controlo de qualidade automatizadas geralmente envolvem a inspeção de componentes desafiantes, tais como objetos claros e refletores, objetos extremamente escuros contra um fundo escuro, objetos multicoloridos com muitas transições de cores e objetos que se movem a alta velocidade.


Dependendo da aplicação, os erros mais insignificantes podem tornar-se em falhas críticas mais adiante no processo, exigindo uma inspeção precisa. Em algumas aplicações, as inspeções de controlo de qualidade ocorrem em ambientes extremamente agressivos, onde a tecnologia de deteção pode ser exposta a pó e sujidade, lavagem de alta pressão, vibração da máquina, entre muitas outras situações críticas.

 

Sistemas de Visão

 

Qualidade sem comprometer as operações

 

Neste ponto, estamos já cientes de que o controlo de qualidade é fundamental. Mas será que este controlo de qualidade exige o comprometimento e o atraso das operações? Não necessariamente! As inspeções de qualidade são essenciais para garantir um desempenho consistente, sem haver necessidade de sacrificar a qualidade. Graças aos avanços na tecnologia de medição a laser, os sensores atuais podem medir objetos tradicionalmente desafiantes (incluindo objetos claros, refletores e de baixo contraste).

 

Além disso, graças aos módulos duplos que medem a distância e a intensidade da luz, os sensores inteligentes de medição a laser podem inspecionar de forma bastante fiável as distâncias e contrastes com um único dispositivo, economizando no equipamento.

 

Adicionalmente, com a comunicação IO-Link, os utilizadores podem acompanhar o desempenho do sensor, identificar tendências nos resultados de inspeção e até prever quando a manutenção é necessária para que problemas simples, como lentes sujas, possam ser corrigidos antes de haver falha do sensor.

 

Sistemas de Visão

 

As Nossas Soluções


Na Selmatron, projetamos sistemas de automação industrial integrados com soluções de visão artificial, responsáveis por etapas de verificação e validação de processos. Ajudamos os fabricantes a melhorar a qualidade dos seus produtos e a aumentar a eficiência, para maximizar os lucros. Graças ao nosso portfólio completo de soluções para controlo de qualidade automatizado, deteção de erros e inspeções visuais, podemos combinar a tecnologia certa para atender a quaisquer requisitos de aplicação.

 

Estes sistemas permitem detetar não conformidades no processo produtivo, validar produtos em alta cadência, identificar peças em sistemas de alimentação para aplicações robóticas, entre outros.

 

Os principais benefícios para os nossos clientes são os seguintes:


• Aumento da produtividade, com ciclos de produção mais rápidos e eficientes
• Redução de não conformidades através da verificação de processos
• 100% de validação do produto
• Garantia de qualidade e precisão
• Rastreabilidade

 

Se estiver interessado em melhorar os seus processos automatizados de controlo de qualidade, mesmo nas aplicações mais desafiantes, entre em contato connosco. A nossa equipa está preparada para o ajudar no seu projeto!

 

CONTACTE-NOS


Fonte: Banner Engineering

Plano de Recuperação e Resiliência | República Portuguesa | Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU